quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

O PAPA FRANCISCO JÁ CHEGOU AO PANAMÁ PARA A JMJ 2019

 Foto: Daniel Ibañez/ACI Prensa

PANAMÁ, 23 Jan 2019 - O avião da Alitalia que levou o Santo Padre, sua comitiva e os jornalistas que o acompanham nesta viagem internacional, aterrissou no aeroporto de Tocumen às 16:15h, hora local.
Ao descer do avião, o Pontífice foi recebido pelo presidente do Panamá, Juan Carlos Varela; acompanhado de sua esposa; o Núncio Apostólico no Panamá, Dom Miroslaw Adamczyk; entre outras autoridades civis e eclesiásticas.
Em um ambiente de grande festa e com o hino da JMJ Panamá 2019 como música de fundo, Francisco recebeu um buquê de flores entregue por três crianças vestidas com trajes típicos panamenhos.
Logo do recebimento no aeroporto, o Santo Padre se dirigiu à Nunciatura Apostólica onde repousará para iniciar amanhã, quinta-feira, 24, uma série de atividades, começando pelo encontro com o presidente panamenho, autoridades civis do Panamá e membros do corpo diplomático.
Esse mesmo dia pela tarde o Papa se encontrará com os bispos centro-americanos e estará presente na cerimônia de acolhida aos peregrinos da JMJ.
Já na sexta-feira, 25, visitará a penitenciária juvenil Las Garzas, onde confessará alguns reclusos e presidirá o Via Crucis com os jovens pela tarde no Campo Santa María La Antigua.
No sábado 26 o Santo Padre presidirá uma Missa com os sacerdotes, religiosos e consagrados na Catedral Basílica de Santa María La Antigua, almoçará com um grupo de jovens e presidirá a Vigília de Oração da JMJ.
Por fim, no domingo 27, o último de sua visita ao Panamá, presidirá a Missa final da JMJ e visitará o lar Bom Samaritano.
Fonte: ACI Digital

IMAGEM PEREGRINA DE N.SRA. DE FÁTIMA CHEGA AO PANAMÁ PARA A JMJ 2019

Chegada da imagem da Virgem de Fátima ao Panamá / Foto: Lazaro Gutierrez/panama2019


Panamenhos e peregrinos acolheram a imagem de Nossa Senhora de Fátima entre o aeroporto de Tocumen e a 

Igreja de Nossa Senhora de Lourdes  


A imagem peregrina número 1 de Nossa Senhora de Fátima chegou ao Panamá na noite desta segunda-feira, 21. A Virgem peregrina chegou ao Aeroporto de Tocumen, por volta das 19h17 (hora local) e foi recebida em clima de festa pelos panamenhos e peregrinos que estão no país para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O evento começa hoje, 22, e prossegue até o dia 27. 
Os primeiros momentos de alegria aconteceram ainda na pista, quando os bombeiros locais dispararam jatos de água para homenagear Nossa Senhora. Ao sair do avião, o Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa, bateu palmas, afirmando que a “Rainha da Paz” estava no Panamá.
Entre cantos e orações centenas de peregrinos quiseram ver de perto a segunda `figura´ inscrita na Jornada Mundial da Juventude no Panamá, uma distinção anunciada pelo arcebispo do Panamá que confirmou, também, que a primeira inscrição foi a do Papa Francisco.
A imagem peregrina de Fátima seguiu em procissão até à Igreja de Lourdes, onde foi recebida com fogo-de-artifício e muitos aplausos. Após uma oração, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, agradeceu o acolhimento caloroso e desafiou os muitos jovens presentes a tomar “Maria no seu exemplo e na sua entrega”.
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) começa nesta terça-feira, 22, na Cidade do Panamá, e decorre pela primeira vez na América Central, com o tema ‘Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38), escolhido pelo Papa Francisco.

A imagem nº 1 da Virgem Peregrina de Fátima estará hoje na Missa de Abertura do Parque do Perdão, seguindo-se um momento de adoração permanente diante do Santíssimo. 


A agenda da visita da imagem se prolonga até o dia 29. Entre quarta e sexta-feira, a imagem peregrina estará no Parque do Perdão; no sábado, acontecerá a oração do Rosário, seguindo-se uma procissão de velas, na Vigília de Oração.
No domingo, dia em que se encerra a JMJ 2019, a imagem de Nossa Senhora de Fátima vai estar junto ao altar, na Missa presidida pelo Papa Francisco.
O último momento celebrativo está marcado para a tarde de 29 de janeiro, no Aeroporto Internacional de Tocumen, onde o reitor do Santuário de Fátima vai presidir a uma Missa de despedida.
Fonte: Canção Nova

domingo, 13 de janeiro de 2019

BRASIL RECEBERÁ IMAGEM PEREGRINA DE FÁTIMA EM 2019



Um presente aos fiéis no mês de Maria

O Santuário de Fátima anunciou as viagens que as imagens peregrinas da Virgem de Fátima fará no ano de 2019.
De acordo com o comunicado, a Virgem Peregrina de Fátima fará este ano 16 viagens por três continentes, entre as quais se destaca uma visita à Jordânia, em maio, a convite do Cathedral Center for Studies and Media do Patriarcado Latino de Jerusalém. A imagem número 11 estará na Jordânia entre os dias 30 de maio e 3 de junho.
A Virgem Peregrina estará também em vários países da América Latina, onde a devoção a Nossa Senhora é muito significativa, como Panamá, Brasil, Costa Rica e Colômbia.
Já neste mês de Janeiro a imagem nº 1 estará, no Panamá para a Jornada Mundial da Juventude, que contará com a presença do Papa Francisco. Até ao próximo dia 21, também a imagem nº 10 estará na Arquidiocese de San José, na Costa Rica e, a partir de 1 de maio, será a vez da imagem nº 3 seguir rumo a São Paulo, no Brasil, onde ficará até ao final do mês de Maria.
A imagem também estará em outros países da Europa, como Itália e Espanha. Porém o grande deslocamento será de fato ao Panamá para a Jornada Mundial da Juventude onde irá cumprir um programa próprio que a levará até a um estabelecimento prisional ou a um centro hospital oncológico.
Em mensagem aos Cristãos do Panamá o Pe. Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, falou da alegria que é enviar a “Imagem Peregrina mais importante” para este acontecimento.
“Esta Imagem Peregrina é única, é a primeira e a original, aquela que percorreu os vários continentes, aquela que deu várias vezes a volta ao mundo, mas desde o ano 2000 já não sai do Santuário. Essa Imagem foi nesse ano 2000 entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e só muito excecionalmente, em ocasiões muito importantes é que sai. Entendemos que este é um momento muito importante e que por isso justifica a saída desta Imagem Peregrina nº 1, aquela que como eu dizia é para nós a mais importante das Imagens Peregrinas de Nossa Senhora de Fátima”, explicou o reitor do Santuário, justificando ainda as JMJ 2019 como um “acontecimento eclesial de primeira importância”.
Este envio, “é uma forma de exprimirmos a união na oração neste acontecimento”, reiterou.
Fonte: Aleteia

domingo, 6 de janeiro de 2019

A EPIFANIA DO SENHOR


Reflexão para a Solenidade da 
Epifania do Senhor

Na nossa liturgia, esta comemoração está intrinsecamente unida à Epifania, ou seja, à manifestação de Jesus Cristo a todos os povos.

Cidade do Vaticano

Comemora-se neste primeiro domingo do ano, a Solenidade da Epifania do Senhor ou “Dia de Reis”, a festa dos Reis Magos.

Na nossa liturgia, esta comemoração está intrinsecamente unida à Epifania, ou seja, à manifestação de Jesus Cristo a todos os povos. Contudo, para facilitar a celebração deste mistério tão importante, a sua festa litúrgica passou a ser celebrada no domingo após a solenidade de Maria, Mãe de Deus.


Mas, quem são os Reis Magos? Vamos procurar responder a essa pergunta estudando os Evangelhos e pesquisando em inúmeros documentos.

Em primeiro lugar, o relato de São Mateus não é uma reconstituição histórica do que de fato aconteceu, pelo menos não foi essa sua intenção. O Evangelista e sua comunidade original quiseram mostrar que o Messias não veio para salvar uma pátria, mas todo o mundo. Mateus escreveu para os judeus cristianizados, quis mostrar que Jesus é o descendente de Davi e que sua missão é oferecida aos pagãos.

Não parece verdadeiro que toda Jerusalém tenha ficado alarmada e nem que Herodes tenha convocado todos os sumo sacerdotes e nem que tenha permitido aos magos prosseguirem em seu caminho. Também não deve ser verdadeiro que a estrela tenha seguido um curso contrário às leis naturais. Não se deve buscar uma explicação segundo as leis da astronomia.

Quanto aos “Reis Magos”, o texto evangélico não fala em três, mas em “magos do Oriente”.

No século III, Orígenes fala em três, provavelmente por causa dos três presentes: “ouro, incenso e mirra”. Já São João Crisóstomo, no século IV, fala em 12. Em algumas catacumbas encontramos os números 2 e 4.

Os nomes dos Reis Magos, - Melchior, Gaspar e Baltasar -aparecem em um manuscrito do século V.

Segundo Heródoto, os “magos” pertenciam a uma tribo dos medos, que se transformou numa casta de sacerdotes entre os persas e que praticavam a adivinhação, a medicina e a astrologia.

Provavelmente Mateus pensa em astrólogos oriundos da Babilônia. Para os judeus, “Oriente” era toda a terra que se estendia além do Jordão. Devido aos presentes oferecidos ao Menino, a tradição cristã considerou os magos oriundos da Arábia, o país do incenso. Já em Isaías (60,6), temos referências aos presentes levados por eles.

Flávio Josefo, um grande historiador judeu, relata histórias semelhantes de estrelas que surgiam quando nascia pessoa destinada a uma grande missão. Por isso, a reação de Herodes, e muito provável.

Mas essa história da estrela já surgiu no livro de Números (24, 17.19), 1.200 anos antes do nascimento de Jesus: “Eu o vejo, mas não é algo que acontecerá em pouco tempo; sinto-o, mas não está perto: uma estrela desponta da estirpe de Jacó, um reino, surgido de Israel, se levanta... Um rebento de Jacó dominará sobre seus inimigos”.

Então, em quem vamos acreditar?

O relato de Mateus deve ser compreendido à luz da intenção teológica do evangelista, o qual não pretendeu escrever um relato histórico, mas mostrar o significado salvífico do nascimento de Jesus: ele veio para todos os homens, como a luz. Ao ser acesa, ilumina a todos, indistintamente.

Reflexão do Pe. Cesar Augusto dos Santos (Fonte: VATICAN NEWS)