quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

PAPA FRANCISCO CONVOCA O "ANO DE SÃO JOSÉ"

                   

De 8 de dezembro de 2020 até 8 de dezembro de 2021, estaremos vivendo um ano especialíssimo dedicado a     São José,  Padroeiro da Igreja

Ano de São José foi aberto hoje pelo Papa Francisco, devendo estender-se de 8 de dezembro de 2020 até 8 de dezembro de 2021.

Trata-se de uma celebração dos 150 anos da declaração de São José como Padroeiro da Igreja Católica, realizada em 8 de dezembro de 1870 pelo beato Papa Pio IX mediante o decreto “Quemadmodum Deus”.  


O Ano de São José

O “Ano de São José” foi aberto com a carta apostólica “Patris corde”, que, em latim, quer dizer “Com coração de pai”. De fato, o título evoca a paternidade adotiva de São José, a quem o próprio Deus chamou de “papai”.

O Papa Francisco o descreve como “pai amado, pai na ternura, na obediência e no acolhimento; pai com coragem criativa, trabalhador, sempre na sombra”, ou seja, sempre com discrição, sem esperar protagonismo.


A importância das pessoas comuns

Aliás, o Papa enfatiza que São José representa a importância das pessoas comuns, que, longe dos holofotes, realizam a sua missão com paciência, esperança e corresponsabilidade: ele é “o homem que passa despercebido, o homem da presença cotidiana discreta e escondida”.

No entanto, é justamente essa discrição responsável e madura o que lhe dá “um protagonismo sem paralelo na história da salvação”, porque São José ofereceu a “oblação sobre-humana de si mesmo ao serviço do Messias”. Assim, ele se tornou “muito amado pelo povo cristão”.


Exemplo para os homens de hoje

Francisco destaca São José como exemplo para os homens de hoje, tanto como “pai no acolhimento” quanto porque “acolheu Maria sem condições prévias”. Este gesto é particularmente eloquente “neste mundo onde é patente a violência psicológica, verbal e física contra a mulher”, observa o Papa.

A “Patris corde” também destaca “a coragem criativa” de São José, que soube “transformar um problema numa oportunidade, antepondo sempre a sua confiança na Providência”. Como protetor de Jesus e de Maria, José “não pode deixar de ser o Guardião da Igreja”.


O valor do trabalho

O carpinteiro também dá exemplo do “valor, dignidade e alegria” do trabalho: “É necessário tomar renovada consciência do significado do trabalho que dignifica, que se torna participação na própria obra da salvação”, além de realização pessoal e da própria família.

Francisco ressalta ainda que todos os dias faz uma oração a São José, finalizada com estas palavras:

“Dado que tudo podeis junto de Jesus e Maria, mostrai-me que a vossa bondade é tão grande quanto o vosso poder”.

O Ano de São José convocado pelo Papa Francisco será enriquecido com indulgências especiais, cujas condições serão detalhadas pela Santa Sé.


CARTA APOSTÓLICA "PATRIS CORDE" : 

Acesse: Carta Apostólica Patris corde por ocasião do 150º aniversário da declaração de São José como Padroeiro da Igreja Universal (8 de dezembro de 2020) | Francisco (vatican.va)


Fonte: Aleteia

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

6 ORAÇÕES A SÃO JOSÉ MUITO ESPECIAIS PARA ESTE ANO DE SÃO JOSÉ

 


Para rezar neste ano dedicado pelo Papa Francisco ao santo esposo de Nossa Senhora, pai adotivo de Jesus e padroeiro da Igreja

6 orações a São José muito especiais para este Ano de São José: aqui vão algumas sugestões de preces específicas para momentos e intenções que você possa ter ao longo deste ano dedicado pelo Papa Francisco ao grande e santo esposo de Nossa Senhora, pai adotivo de Jesus e padroeiro da Igreja Católica (8 de dezembro de 2020 a 8 de dezembro de 2021).

6 orações a São José

1 – A antiga oração a São José que é “conhecida por nunca ter falhado”

Esta oração foi encontrada nos primórdios do cristianismo. Em 1505, foi enviada pelo Papa ao imperador Carlos, quando ele estava indo para a batalha de Lepanto. Segundo a tradição, quem ler esta oração, ouvi-la ou guardá-la consigo nunca morrerá de morte súbita nem se afogará, nem será atingido por veneno ou cairá nas mãos do inimigo, nem será queimado em qualquer fogo ou rendido na batalha. A tradição também convida a rezá-la durante nove manhãs por qualquer intenção. Ela é conhecida por nunca ter falhado.

Ó São José, cuja proteção é tão grande, tão forte e tão imediata diante do trono de Deus, a vós confio todas as minhas intenções e desejos. Ajudai-me, São José, com a vossa poderosa intercessão, a obter todas as bênçãos espirituais por intercessão do vosso Filho adotivo, Jesus Cristo Nosso Senhor, de modo que, ao confiar-me, aqui na terra, ao vosso poder celestial, Vos tribute o meu agradecimento e homenagem. Ó São José, eu nunca me canso de contemplar-Vos com Jesus adormecido nos vossos braços. Não ouso aproximar-me enquanto Ele repousa junto do vosso coração. Abraçai-O em meu nome, beijai por mim o seu delicado rosto e pedi-Lhe que me devolva esse beijo quando eu exalar o meu último suspiro. São José, padroeiro das almas que partem, rogai por mim! Amém.

2 – Oração para pedir que São José seja seu protetor

Esta breve oração consta no “Manual de São José”: é uma prece para pedir que ele interceda diariamente por você.

Ó São José, esposo da Virgem Mãe de Deus, a mais gloriosa advogada de todos os que estão em perigo ou em sua derradeira agonia e a mais fiel protetora de todos os servos de Maria, vossa amada esposa! Na presença de Jesus e Maria, a partir deste momento, eu vos escolho como meu poderoso patrono e advogado, a fim de que obter a graça de uma morte feliz. Decido firmemente e pretendo nunca vos abandonar, nem dizer ou fazer qualquer coisa contra a vossa honra. Recebei-me, portanto, como vosso servo constante e recomendai-me à proteção constante de Maria, vossa amada esposa, e às eternas misericórdias de Jesus, meu Salvador. Ajudai-me em todas as ações da minha vida. Agora ofereço-me à glória maior e eterna de Jesus e Maria, bem como à vossa. Amém.

3 – Oração a São José para pedir proteção contra o mal

O Papa Leão XIII escreveu uma encíclica sobre São José e, no final, compôs uma oração ao pai adotivo de Jesus, pedindo sua ajuda na proteção contra o mal. Eis esta oração:

A vós, São José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio de vossa Santíssima Esposa, cheios de confiança solicitamos o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade, que vos uniu à Virgem Imaculada, Mãe de Deus, pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno para a herança que Jesus conquistou com o Seu sangue, e nos socorrais em nossas necessidades com o vosso auxílio e poder. Protegei, ó Guarda providente da Divina Família, a raça eleita de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó Pai amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas; assim como outrora salvastes da morte a vida do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus contra as ciladas de seus inimigos e contra toda adversidade. Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo, e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente e obter no céu a eterna bem-aventurança. Assim seja.

4 – Oração a São José para quando você for viajar

Ó São José, que acompanhastes Jesus e Maria em todas as viagens e que fostes chamado de patrono de todos os viajantes, acompanhai-nos neste caminho que estamos prestes a fazer. Sede nosso guia e protetor; olhai por nós; preservai-nos de todos os acidentes e perigos para a alma e o corpo; auxiliai-nos em nosso cansaço e ajudai-nos a santificá-lo oferecendo-o a Deus. Fazei-nos sempre cientes de que somos estrangeiros peregrinos neste mundo e que o céu é o nosso lar verdadeiro, e ajudai-nos a perseverar no caminho que para lá nos conduz. Pedimo-vos em especial que nos protejais e ajudeis na última grande viagem do tempo à eternidade, para que, sob a vossa orientação, possamos chegar ao reino da felicidade e da glória, para ali repousar eternamente convosco na companhia de Jesus e Maria. Amém.

5 – Oração a São José pela proteção dos filhos

Ó glorioso São José! Foi a vós que Deus confiou os cuidados de Seu Filho unigênito nos muitos perigos deste mundo. Nós vos pedimos que tomeis sob a vossa proteção especial os filhos que Deus nos deu. Através do santo Batismo, eles se tornaram filhos de Deus e membros da Sua santa Igreja. Nós os consagramos hoje a vós! Que, por meio desta consagração, eles possam também tornar-se vossos filhos adotivos. Guardai-os, guiai os seus passos na vida, formai os seus corações segundo os corações de Jesus e Maria. São José, que sentistes a tribulação e a preocupação dos pais quando o Menino Jesus esteve perdido, protegei os nossos queridos filhos no tempo e para a eternidade. Sede seu pai e conselheiro. Fazei-os, como Jesus, crescer em idade, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens. Preservai-os da corrupção do mundo e dai-nos um dia a graça de nos unirmos no Céu para sempre. Amém.

6 – Oração a São José para dormir em paz

Ó querido São José, eu decido, todas as noites, antes de fechar os olhos para o sono, recitar estas aspirações: Jesus, Maria e José, ofereço-vos meu coração e minha alma. Jesus, Maria e José, socorrei-me na minha última agonia. Jesus, Maria e José, que minha alma respire em paz convosco. Amém.

Fonte: Aleteia