segunda-feira, 10 de julho de 2017

MÃE RAINHA E VENCEDORA TRÊS VEZES ADMIRÁVEL DE SCHOENSTATT - ALIANÇA DE AMOR


Hoje, 18 de outubro, comemora-se a aliança de amor a Mãe Rainha e Vencedora Três vezes admirável de Schoenstatt. 

Movimento Apostólico Internacional de Schoenstatt é um movimento católico mariano fundado em Schönstatt, na Alemanha, em 18 de outubro 1914 pelo Padre José Kentenich.

Neste momento existem cerca de 200 santuários espalhados pelo mundo. Nas regiões de idioma português, 22 santuários são no Brasil (Santa Maria, Londrina, Jaraguá, São Paulo, Atibaia, Santa Cruz do Sul, Curitiba, Porto Alegre, Guarapuava, Itaára, Olinda (Recife), Santo Angelo, Rio de Janeiro, Brasilia, Cornélio Procópio, Poços de Caldas, Jacarezinho, Salvador, Araraquara, Belo Horizonte, Frederico Westphalen e Garanhuns) e 4 santuários são em Portugal (Lisboa, Porto, Aveiro e Braga).

Schoenstatt é um bairro da cidade de Vallendar, próximo de Coblença, às margens do Rio Reno, Alemanha, é o centro e origem mundial do Movimento. Diariamente, peregrinos do mundo inteiro vão ao Santuário Original, considerado um lugar mariano de graças.


Pe. José Kentenich, fundador do Movimento de Schoenstatt
As pessoas buscam em Schoenstatt orientação e renovação de forças para viver a sua fé Católica na vida diária; e "espalhar pelo o mundo o amor de Jesus". Schoenstatt originou-se com a Aliança de Amor que o Padre José Kentenich (1885 - 1968), fundador do movimento, selou, pela primeira vez no dia 18 de Outubro de 1914, com Maria. O Padre Kentenich passou vários anos no campo de Concentração de Dachau e seu amor pela Igreja foi duramente provado, em tempos de pouca compreensão hierárquica às novas correntes espirituais e vitais. Faleceu no dia 15 de Setembro, na Igreja da Adoração, localizada no Monte Schoenstatt, em 1968. Por meio da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt unem-se atualmente a Schoenstatt milhões de pessoas de mais de 90 países e presentes nos 5 continentes.

O Movimento, fundado pelo Padre Kentenich, tem como objetivo a renovação religiosa e moral do mundo, por meio da educação de homens novos. Com uma espiritualidade pedagogia própria, colabora para que as pessoas a consigam a sua auto-educação, a fim de melhorarem as suas vidas e a formarem-se autênticos missionários da fé, como pessoas fortes, livres e responsáveis.

O centro de espiritualidade do Movimento é o santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, no qual Maria está presente como a grande educadora, com a missão de gerar novamente Cristo no coração de muitas pessoas. Ali ela oferece especialmente a graça do abrigo espiritual, da transformação interior e da frutuosidade no apostolado.

Sua organização abrange todos os estados de vida e todas as idades. Organizado em colunas: sacerdotes, famílias, mulheres e homens. Com graus diferentes de pertença ao Movimento, desde os Institutos Seculares com o contrato jurídico e a vivência dos Conselhos Evangélicos, até os peregrinos que temporariamente visitam o Santuário. São mais de 25 ramificações, formados por pequenos grupos, enlaçados pela Aliança de Amor.

Schoenstatt encontra também vitalidade nos jovens que, dadas as complexidades e as diferenças psicológicas entre os rapazes e as moças, se reúnem em dois ramos distintos: Juventude Feminina e Juventude Masculina de Schoenstatt.

Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, Rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário