terça-feira, 27 de setembro de 2016

DEPOIS DE 41 ANOS DE GOVERNO COMUNISTA, FOI ABERTA UMA UNIVERSIDADE CATÓLICA NO VIETNÃ

Cidade Ho Chi Minh (Vietnã) / Foto: Flickr Bvi4092 (CC-BY-2.0)

Entretanto, depois da queda de Saigon no sul e o fim da guerra entre ambos os países em 1975, Vietnã foi unificado sob o domínio dos comunistas e os católicos perderam muitas das suas liberdades, incluindo a participação na educação.

Na década de 1990, o governo começou a eliminar certas restrições. Algumas religiosas começaram a administrar jardins de infância e as pessoas que tinham mais dinheiro abriram escolas católicas particulares, mas a Igreja católica não era responsável por nenhuma instituição educativa.

Desde 2011, os bispos do Vietnã iniciaram as coordenações a fim de que a Igreja fosse responsável por uma universidade. Para isso, escreveram uma carta ao governo perguntando se permitiriam a existência de escolas católicas.

“Recomenda-se que o Governo abra a porta às pessoas religiosas de boa vontade que desejam participar da educação, a qual é considerada chave para abrir o caminho de um futuro brilhante no país”, disseram os bispos em sua carta.

Em dezembro de 2015, o Arcebispo de Ho Chi Minh, Dom Paul Bui Van Doc, anunciou que havia recebido a permissão do governo para abrir a primeira universidade católica do país em 2016.

“A relação entre o Vaticano e o governo do Vietnã está melhorando cada vez mais, quando lhes perguntamos, eles aceitaram”, expressou Dom Van Doc.

Embora os primeiros 23 alunos da universidade em sua maioria sejam sacerdotes que estudarão teologia, espera-se que a instituição cresça e se diversifique no futuro. “Depois disso, no futuro, talvez muitíssimo”, expressou Dom Van Doc.

Fonte: Acidigital



Nenhum comentário:

Postar um comentário