terça-feira, 22 de novembro de 2016

BISPOS POLONESES UNIDOS AO PRESIDENTE ANDRZEJ DUDA PROCLAMAM CRISTO COMO O REI DA POLÔNIA


Cracóvia – 22 nov, 2016 – Os bispos da Polônia reconheceram formalmente a Jesus Cristo como Rei da Polônia. Os bispos, na presença do presidente polonês Andrzej Duda, realizaram um ato oficial de reconhecimento em 19 de novembro, na igreja da Divina Misericórdia em Cracóvia durante a missa e com o Santíssimo exposto. O ato foi repetido em todas as catedrais da Polónia e paróquias no domingo. A ação dos bispos poloneses se fundamenta na encíclica do Papa Pio XI “Quas Primas” de 1925, que proclamou solenemente e convocou os fiéis à devoção a Cristo Rei, e Senhor do Universo.

Na encíclica, o Papa Pio IX exortou:
“Quando uma vez os homens reconhecerem, tanto em privado e na vida pública, que Cristo é Rei, a sociedade vai finalmente receber os grandes benefícios da liberdade verdadeira, a disciplina bem ordenada, paz e harmonia.”

(…) “o poder régio de Nosso Senhor investe a autoridade humana de príncipes e governantes com um significado religioso, que enobrece o dever do cidadão de obediência”.

(…) “As nações poderão fazer memória pela celebração anual desta festa na qual não só os indivíduos, mas também reis e príncipes são chamados a dar honra pública e obediência a Cristo”.
O episcopado da Polônia, na sua declaração oficial sobre o ato de reconhecimento, disse:
Nós professamos perante a face do Senhor e de toda terra, que necessitamos de sua condução. Nós professamos, que o Senhor, e só o Senhor tem direitos sagrados que para nós não expiraram. Portanto, humildemente queremos dobrar nossas cabeças a vós, o Senhor do Universo, e reconhecemos a vossa regra sobre a Polônia e toda a nossa nação, os que vivem na terra natal e os que estão pelo mundo inteiro. Através deste ato, a Polônia no aniversário de 1050 do seu batismo reconhece solenemente a regra de Jesus Cristo.

(…) Cristo, reinai sobre nós! Reinai sobre a nossa pátria!
Regrai-nos! Ó Cristo, reinai em nossa terra natal, e reinai em cada nação – para a maior glória da Santíssima Trindade e da salvação dos homens. Façais que a nossa pátria e o mundo inteiro sejam cobertos pelo vosso reino: Reino de verdade e de vida, reino de santidade e de graça, reino de justiça, amor e paz. “
Também foi feita uma súplica de perdão:
“Perdoai-nos pelos pecados sociais e nacionais, por todos os defeitos, vícios e escravização. Nós renunciamos ao diabo e todos os seus intentos. Humildemente submetemo-nos a Vossa Senhoria e vossa lei comprometemo-nos a organizar a nossa vida pessoal por inteiro, família e nação de acordo com a sua lei “.
O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, também consagrou oficialmente o Peru na National Prayer Breakfast, em 21 de outubro, em Lima.


Em seu discurso, Kuczynski disse: “Pela autoridade investida a mim, eu faço um ato de consagração de mim mesmo, a minha família e a República do Peru ao amor e a proteção do Deus Todo-Poderoso por intercessão do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado coração de Maria “.

Semelhante ato teve o presidente equatoriano Gabriel Garcia Moreno, que consagrou o Equador ao Sagrado Coração em 25 de março de 1874.

Diziam as palavras dr consagração: “prostrado diante a sua presença divina, consagramos a ti agora e para todo o sempre todos os poderes públicos da Igreja e do Estado da República do Equador como Tua posse exclusiva e propriedade.”

Moreno também acrescentou estes artigos na constituição do Equador:

Art. 1: A República do Equador consagra-se ao Sagrado Coração de Jesus, proclamando-o como patrono e protetor.

Art. 2: A Festa do mesmo Sagrado Coração de Jesus é prescrito como um dia santo no calendário do ano civil para ser observado em todas as catedrais da República por prelados diocesanos com toda a solenidade possível.

Em tempos em que passamos tantas tribulações por sermos seguidores de Cristo, esses são sinais magníficos e consoladores da força de Cristo na história humana. Nosso coração se enche de esperança na expectativa pela realização da promessa do Triunfo do Imaculado Coração de Maria, que consiste também no reconhecimento de Cristo como Rei e Senhor da história. Em comunhão com nossos irmãos poloneses celebramos alegremo-nos por essa vitória da fé cristã na Polônia.

Fontes: TVN 24 (Polônia)/ Church Militant
Via: Site do Pe. Augusto Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário