Deve-se à tradição monástica uma parte significativa da melhor arquitetura mundial
Para a tradição cristã, Deus é a Suma Beleza. Santo Agostinho, nas suas Exposições sobre os Salmos, escreveu que, acima da beleza interior do ser humano, está a Beleza do Deus Encarnado.
Não estranha, portanto, que seja bela a arquitetura cristã quando procura ser digna e “consciente” da sua missão de evocar a Beleza de Deus. Como pequena mostra, compartilhamos hoje estes cinco mosteiros que estão entre os mais belos do mundo.
1. O Mosteiro de Santa Catarina no Monte Sinai, Egito:
Ao pé do Monte Sinai, no sul da península homônima, fica o mosteiro ortodoxo grego de Santa Catarina. Um dos mais antigos do mundo, fundado no século VI e ativo ininterruptamente desde então, ele permite que os seus visitantes entrem na biblioteca também criada no século VI. Para alguns, trata-se da biblioteca mais rica do mundo depois da Vaticana, por causa do número e do valor dos manuscritos. Diz a tradição que o altar da capela bizantina em seu interior foi construído sobre as raízes da sarça ardente.
2. O Mosteiro de São Lourenço do Escorial, Espanha:
O Mosteiro de “San Lorenzo del Escorial”, a 45 quilômetros de Madri, foi chamado de oitava maravilha do mundo no século XVI. Foi construído em 1563 por Felipe II, filho do imperador Carlos V.
3. O Mosteiro de Barsana, Romênia:
O mosteiro romeno do vilarejo de Barsana une modelos arquitetônicos ocidentais e orientais. O complexo foi construído em madeira e de acordo com a tradição local: não há pregos na construção, nem foram utilizadas ferramentas elétricas. A igreja do mosteiro de Barsana é listada pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade.
4. O Mosteiro de Rila, Bulgária:
Fundado no século X por São João de Rila, conhecido também como Ivan Rilski, o mosteiro se localiza no Monte Rila, oeste da Bulgária, a cerca de 120 quilômetros da capital, Sófia. Entre outros destaques, o monumento é um símbolo da resistência cultural búlgara contra o Império Otomano e, depois de séculos de ocupação, se manteve como a imagem do sentimento de identidade búlgaro. Em 1983, foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.
5. Os mosteiros de Meteora, Grécia:
Os mosteiros de Meteora estão localizados na Tessália, norte da Grécia, perto da cidadezinha de Kalambaka, no vale do rio Peneu. São habitados desde o século XIV e entraram na lista do Patrimônio Mundial da Humanidade em 1988.
Por: Daniel R. Esparza
Fonte: Aleteia
Nenhum comentário:
Postar um comentário