sexta-feira, 5 de março de 2021

PAPA INICIA VIAGEM AO IRAQUE COMO MENSAGEIRO DA PAZ

 

Visita é a primeira de um pontífice no país e a primeira de Francisco após o inicio da pandemia



Papa inicia viagem ao Iraque como mensageiro da paz. A visita é a primeira de um pontífice no país e a primeira de Francisco após o inicio da pandemia. 33a. Viagem Apostólica tem como lema: “Sois todos irmãos”.  

O Santo Padre dirigiu-se ao Aeroporto de Fiumicino, em Roma, nesta manhã, onde se despediu de Dom Gino Reali, bispo da Diocese de Porto-Santa Rufina, cuja jurisdição está o Aeroporto Internacional.

Ao subir as escadas do avião, o Papa saudou parte da tripulação e acenou para os presentes no Aeroporto. O Pontífice utiliza máscara de proteção e os cuidados sanitários estão sendo tomados.

O avião decolou às 7h45. A bordo do voo, acompanha a viagem uma imagem de Nossa Senhora de Loreto.

Antes da viagem

Antes de deixar a Casa Santa Marta, pouco antes das 7 horas, o Papa teve um encontro com 12 refugiados iraquianos. Os mesmos foram atendidos pela Comunidade de Santo Egídio e pela Cooperativa Auxilium. Estava presente no encontro o Esmoleiro Pontifício, cardeal Konrad Krajewski.

Acompanhantes da viagem

A bordo do voo está uma imagem de Nossa Senhora de Loreto. O séquito papal é formado, entre outros, pelo cardeal secretário de Estado Pietro Parolin e pelo prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, cardeal Leonardo Sandri. Também estão presentes o grão-mestre da Ordem Equestre do Santo Sepulcro, ex-núncio no Iraque e especialista em assuntos de Oriente Médio, cardeal Fernando Filoni.

Jornalistas

Os 75 jornalistas que acompanham o Pontífice no avião da Alitália serão saudados brevemente durante viagem de ida e, na volta, como de costume, dirigirão perguntas ao Pontífice, na já habitual entrevista ao término de cada Viagem Apostólica.

Previsão de chegada

O voo AZ 4000 do A330 da Alitália deverá aterrissar no Aeroporto Internacional de Bagdá ao meio-dia (8h de acordo com o horário de Brasília). Bagdá será a primeira etapa da visita.

O avião percorre 2.947 km em 4h30 e sobrevoa Grécia, Chipre, Israel, Jordânia, além de, naturalmente, Itália e Iraque. O Papa será recebido pelo primeiro-ministro, com quem manterá um breve encontro e a quem presenteará um Trítico, uma medalha de prata e uma edição especial da “Fratelli tutti”. 

Telegrama ao Presidente Mattarella

Ao deixar o território italiano, Francisco enviou o habitual telegrama ao Presidente da República Sergio Mattarella com o desejo de prosperidade e serenidade estendido a toda a população.

Em resposta o agradecimento do Chefe de Estado e a ênfase de que a presença do Papa no Iraque “representa para as martirizadas comunidades cristãs daquele país e de toda a região, um testemunho concreto de proximidade e de paterna solicitude”.

Mattarella também destacou que a visita iraquiana é “um sinal de continuidade após a Viagem Apostólica aos Emirados Árabes Unidos” e “mais um passo no caminho traçado pela declaração sobre a fraternidade humana”.


Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário