terça-feira, 14 de setembro de 2021

Dicas infalíveis para evitar o estresse com as crianças na Missa


Confira ótimos conselhos para tornar a ida à igreja com as crianças mais significativa (e menos traumática)

Evitar o estresse com as crianças na Missa é uma tarefa desafiadora para muitos pais. Pode ser difícil fazer com que os filhos pequenos parem um segundo sequer durante a celebração.

De fato, em um ambiente sagrado, de reflexão e oração silenciosa, o comportamento nem tão perfeito das crianças pode parecer ainda mais amplo.

Mas é importante lembrar que quando Deus nos recebe em Sua casa, Ele também é um pai e um pai experiente nisso! Ele fica muito feliz em ver mães e pais com suas crianças na Missa, fazendo a maior algazarra. Prefere a bagunça inocente dos pequenos a vê-los longe deste ambiente.

No entanto, se você precisar de alguma garantia ou de maneiras para tornar a Missa menos estressante e mais significativa para você e seus filhos, clique na galeria abaixo e confira algumas dicas.

















Fonte: Aleteia

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Existe uma tradicional devoção para cada dia da semana: quais são?

 

Domingo é o dia do Senhor, quarta é de São José, sábado é de Maria... E os outros dias?

Além da celebração litúrgica própria de cada dia do ano, também existe uma tradicional devoção para cada dia da semana.

Todo domingo, para começar, é desde os primórdios do cristianismo o “dies Domínicus”, ou seja, “o dia do Senhor”, consagrado a nosso Senhor Jesus Cristo, que, nesse dia, ressuscitou dentre os mortos.

Segundo a Enciclopédia Católica, a segunda-feira também era devotada ao Filho de Deus, mas, ao longo da Idade Média, passou a ser dedicada ao Espírito Santo. Este mesmo dia também recorda de modo especial as almas do purgatório, mas, ainda segundo a enciclopédia, esta é “uma devoção livre e voluntária que a Igreja aprova sem prescrever”.

As terças-feiras, na tradição popular católica, são dedicadas aos Anjos da Guarda.

quarta-feira é o dia da semana em que a Igreja nos convida a honrar com especial devoção o grandíssimo São José, “esposo da Virgem Maria e pai adotivo de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”. Esta jornada semanal também nos chama a pedir particularmente a graça de ter uma boa morte quando chegar a nossa hora de partir desta vida para a eternidade – de fato, São José é o padroeiro da boa morte porque teve o privilégio de falecer ao lado de ninguém menos que Jesus e Maria.

quinta-feira é dedicada à Santíssima Eucaristia, por ser o dia em que Jesus a instituiu durante a Última Ceia, quando também ordenou sacerdotes os Seus apóstolos e estabeleceu o sacramento da reconciliação.

sexta-feira recorda, é claro, a Paixão de Cristo.

E o sábado é tradicionalmente dedicado a Nossa Senhora, o que guarda relação com o Sábado Santo em que ela se recolheu entre o dilacerante sofrimento pela morte brutal de Jesus no Calvário e, ao mesmo tempo, a confiante e luminosa espera pela Sua Ressurreição.

Fonte: Aleteia