Domingo é o dia do Senhor, quarta é de São José, sábado é de Maria... E os outros dias?
Além da celebração litúrgica própria de cada dia do ano, também existe uma tradicional devoção para cada dia da semana.
Todo domingo, para começar, é desde os primórdios do cristianismo o “dies Domínicus”, ou seja, “o dia do Senhor”, consagrado a nosso Senhor Jesus Cristo, que, nesse dia, ressuscitou dentre os mortos.
Segundo a Enciclopédia Católica, a segunda-feira também era devotada ao Filho de Deus, mas, ao longo da Idade Média, passou a ser dedicada ao Espírito Santo. Este mesmo dia também recorda de modo especial as almas do purgatório, mas, ainda segundo a enciclopédia, esta é “uma devoção livre e voluntária que a Igreja aprova sem prescrever”.
As terças-feiras, na tradição popular católica, são dedicadas aos Anjos da Guarda.
A quarta-feira é o dia da semana em que a Igreja nos convida a honrar com especial devoção o grandíssimo São José, “esposo da Virgem Maria e pai adotivo de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”. Esta jornada semanal também nos chama a pedir particularmente a graça de ter uma boa morte quando chegar a nossa hora de partir desta vida para a eternidade – de fato, São José é o padroeiro da boa morte porque teve o privilégio de falecer ao lado de ninguém menos que Jesus e Maria.
A quinta-feira é dedicada à Santíssima Eucaristia, por ser o dia em que Jesus a instituiu durante a Última Ceia, quando também ordenou sacerdotes os Seus apóstolos e estabeleceu o sacramento da reconciliação.
A sexta-feira recorda, é claro, a Paixão de Cristo.
E o sábado é tradicionalmente dedicado a Nossa Senhora, o que guarda relação com o Sábado Santo em que ela se recolheu entre o dilacerante sofrimento pela morte brutal de Jesus no Calvário e, ao mesmo tempo, a confiante e luminosa espera pela Sua Ressurreição.
Fonte: Aleteia
Nenhum comentário:
Postar um comentário