sexta-feira, 21 de novembro de 2014

ALGUMAS CURIOSIDADES DA IGREJA CATÓLICA


1.    A cidade de Vaticano tem a mais elevada taxa de crime no mundo! Com uma população em torno de 500 pessoas e um pouco mais de um crime por dia, a taxa de crime no Vaticano está acima de cem por cento, per capita. Embora seja um fato chocante, deve-se recordar que o Vaticano tem aproximadamente 2,59 Km2 de área, e recebe próximo de vinte milhões de visitantes anualmente. A maioria dos crimes são praticados por batedores de carteiras, roubos de bolsas e outros crimes inofensivos praticados por estrangeiros.

2.    A única igreja Cristã existente nos primeiros 1.000 anos da história cristã foi a Igreja Católica Apostólica Romana. Todas as outras igrejas cristãs que existem hoje vieram depois, seguindo a linha da igreja católica. A maioria de igrejas não católicas que existem hoje têm menos de um século ou dois de idade, em comparação com a igreja católica.

3.    A igreja Católica consiste mais do que apenas da Igreja Católica Romana. Há 22 Ritos Orientais que estão completamente em comunhão com a Igreja de Roma e embora tenham nomes diferentes, elas formam todas, pequenas partes da grande Igreja Católica.

4.    Johannes Gutenberg, inventor da imprensa impressa, era católico e o primeiro livro impresso no mundo, foi a Bíblia Católica.

5.    A Igreja Católica é inteiramente responsável pela composição da Bíblia, assim como, pelos livros que foram incluídos,  bem como pelos que não foram incluídos, formando os diversos capítulos e versículos, do Livro Sagrado. Os protestantes removeram alguns livros da Bíblia original católica, por considerarem que alguns deles  eram inconsistentes com sua teologia. Martin Lutero foi o principal transgressor deste assunto, removendo os Livros de Tobias, Judite, Macabeus 1 e 2, sabedoria, Sirac e Baruc. Fez também um esforço para remover Jonas e Revelação, mas isto foi rejeitado por seus seguidores e aqueles dois livros foram mantidos. Os Católicos são acusados frequentemente de “adicionar” os livros, mas esta opinião comum, é falsa. Umas das traduções mais antigas da Bíblia Católica, pré-Protestante, já os incluía.

6.    Quantos santos são reconhecidos pela Igreja Católica? Não existe um número oficial, mas excede 10.000. Naturalmente, qualquer pessoa que entrar no céu é um santo, pela doutrina católica, assim, certamente que o número de santos reais na existência da Igreja Católica, é muito maior do que o número reconhecido pela igreja.

7.    Qualquer  católico pode batizar em situação de emergência, tal como se uma pessoa estiver em grave perigo de morte. Em tal caso, a validez do batismo depende somente do desejo da pessoa em risco de morte de ser batizada, assim como quem for batizar deverá seguir o rito específico de batismo, conforme a doutrina católica. Qualquer um que desejar ser preparado para tal caso, deve consultar o Catecismo da Igreja Católica para uma compreensão mais profunda desta permissão. Em condições normais, tais práticas devem ser deixadas para os sacerdotes ou diáconos.

8.    Aproximadamente 15 por cento de todos os hospitais nos Estados Unidos são hospitais  ligados a Igreja Católica. Em algumas partes do mundo, a Igreja Católica é a única instituição que fornece serviços de saúde, educação e os serviços sociais à população.

9.    A Igreja Católica gasta mais dinheiro do que a empresa Apple ganha anualmente. As despesas feitas pela Igreja Católica, são praticamente todas em caridade para as populações ao redor do mundo e excederam US$170 bilhões em 2012, de acordo com o jornal "The Economist". Nesse mesmo ano, a empresa Apple teve US$157 bilhões de receita.

10.    O papa é protegido pela Guarda Papal Suíça. Esses guardas usam uniformes desenhados por Michelangelo e  usam geralmente  armas antigas mas, eles estão capacitados para usar armamento pesado se necessário. Cada membro da Guarda Suíça, é católico, deve ser homem, e nacionalidade suíça, e deve ter treinamento militar na Suíça. Devem demonstrar boa conduta e ter pelo menos uma boa altura. Àqueles que são escolhidos, é concedida uma audiência confidencial com o papa junto com suas famílias. Em circunstâncias extremas, espera-se que os guardas suíços defendam o Santo Padre com suas próprias vidas. A Guarda Suíça Papal, é a mais antiga unidade militar em ação contínua, está ativa desde 1506.
Fonte: Catholic

Nenhum comentário:

Postar um comentário