domingo, 22 de março de 2015

AS FACES DE JESUS


O Evangelho de domingo, 22 de março de 2015, V Domingo da Quaresma, antigamente chamado Domingo da Paixão, nos conduz a Jerusalém, na última semana da vida de Jesus antes de sua paixão, morte ressurreição.

Como acontecia na proximidade da festa da Páscoa, a Cidade Santa está repleta de peregrinos, que em meio a cantos de júbilo elevam a Javeh as palavras do Salmo gradual: “que alegria  quando me disseram vamos à Casa do Senhor”.

Sem que suspeitassem, mais do que o Templo, sinal sensível da presença divina, o próprio Deus está no meio dos DELES,  na pessoa de Jesus. 

"QUEREMOS VER JESUS!"

Um grupo de estrangeiros, judeus de língua grega, manifesta a Filipe um desejo profundo que subsiste no coração de cada ser humano, cuja alma tem sede de Deus: nós queremos ver Jesus! Uma aspiração  que se repete ao longo da história da humanidade. 

Como naquele tempo, os homens do nosso século XXI querem ver em nós o Jesus, manso e humilde de coração; o Jesus que, lavando os pés dos discípulos, nos diz: “nisto reconhecerão que sois os meus discípulos: se vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei”. 

AS INCOERÊNCIAS DO SER HUMANO

A humanidade, vítima, de um lado, de uma cultura secularizada em que Deus é banido da sociedade em nome da falsa  noção de estado laico e,  de outro, do terrorismo fundamentalista que, como contraponto, quer impor a submissão  a uma noção de divindade mediante a força das armas,  traz nos olhos o desejo silencioso de ver Jesus. 

Do Jesus que, qual grão de trigo, cai na terra para produzir fruto, que se entrega por amor pelo ser humano, vítima do pecado, do ódio e do egoísmo, de uma cultura neo-pagã. 

VER JESUS NOS ROSTOS DAQUELES QUE VIVERAM A SANTIDADE NO DIA-A-DIA

Já se disse que Deus não se demonstra, mas se mostra. Na face caridosa de uma religiosa em Calcutá, ou no rosto amoroso  do Anjo Bom da Bahia, Ir. Dulce, se faz possível ver Jesus. 

Na inocência de uma menina, Odetinha, ou no testemunho de um casal, Jerônimo e Zélia, podemos ver Jesus; na NA PUREZA DA INFÂNCIA e na COERÊNCIA de  uma família VERDADEIRAMENTE CRISTÃ. 

Na fé ardente de um jovem surfista e médico, o Servo de Deus Guido Schäffer, nossos jovens podem ver a face de Jesus que nada tira a quem a Ele se confia, ao contrário, Ele tudo dá. 

Esses rostos são convites para nós, imagens de Deus à qual fomos criados e que somos chamados a ser de fato. 

Só assim viveremos a Páscoa verdadeira do Deus que quer escrever sua Lei em nossos corações. 

A Páscoa acontece no coração e se manifesta na nossa face.

Fonte: Jornal A Missa de 22 de março de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário