terça-feira, 7 de julho de 2015

SANTUÁRIO DA DIVINA MISERICÓRDIA - CRACÓVIA - POLÔNIA


O convento da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia, onde Santa Faustina Kowalska viveu e morreu, foi fundado em Cracóvia na segunda metade do século 19. Para esta freira foi concedida a grande graça de estar mais próxima de Jesus Cristo. Suas visões místicas descritas em seu Diário continuam a ser o livro polonês mais traduzido. A futura santa passou o seu postulantado e noviciado no convento de Lagiewniki onde também fez o seu primeiro e perpétuos votos de consagração. De 1936 até a sua morte ela permaneceu em Lagiewniki, trabalhando no jardim e no portão do convento. Ela faleceu em 5 de outubro de 1938 e foi enterrada em uma tumba do cemitério do local. A mística foi oficialmente proclamada bem aventurada em 1993 e canonizada em 2000. No mesmo ano, a Festa da Divina Misericórdia foi anunciada. Ambos os atos realizados pelo Papa João Paulo II, que rezava na capela do convento quando ainda jovem a caminho do seu trabalho na região, na fábrica de produtos químicos Solvay.

A capela do convento, dedicada a São José em 1891, é o centro da devoção a Divina Misericórdia. Foi aqui que, em 1943, o confessor de Irmã Faustina consagrou a primeira imagem de Jesus Misericordioso doado para a capela como uma oferta pelo pintor Adolfo Hyla, iniciando assim os serviços solenes na veneração da Divina Misericórdia. No primeiro domingo após a Páscoa de 1944, a segunda imagem de Jesus Misericordioso foi consagrada. Esta imagem logo se tornou famosa por suas graças, como evidenciado por inúmeras oferendas votivas colocadas em vitrines ao redor da capela. Suas cópias e reproduções foram espalhadas por todo o mundo e trouxe o cumprimento das palavras que Jesus proferiu a Irmã Faustina: "Desejo que esta imagem seja venerada, pela primeira vez em sua capela, e [então] em todo o mundo."

Desde a beatificação da Irmã Faustina (1993), suas relíquias têm descansado em um caixão de mármore em um altar lateral sob a imagem milagrosa "Jesus, eu confio em Vós". Na balaustrada sob o altar há um genuflexório com uma parte das relíquias para facilitar a veneração do santo pelos peregrinos.

A parte mais recente do Santuário da Divina Misericórdia consiste em edifícios construídos nos últimos anos. O autor do projeto principal foi Witold Cęckiewicz, um arquiteto de Cracóvia. A basílica foi construída entre 1999 e 2002. É uma estrutura de dois andares elipsoidal que se assemelha a um navio, capaz de acomodar cinco mil pessoas. A ideia do projeto do templo se refere aos raios emitidos a partir do coração de Jesus Misericordioso, cuja imagem está localizada no meio do presbitério. Abaixo da imagem há um tabernáculo de ouro em forma de globo e uma escultura de um arbusto rasgado pelo vento. A Basílica foi consagrada pelo Papa João Paulo II em 17 de agosto de 2002, durante sua última peregrinação à Polônia. Naquela época, o Santo Padre também confiou o mundo à Divina Misericórdia. 

Desde 6 de março de 2003, a igreja teve o título de Basílica Menor. Durante a peregrinação do Papa Bento XVI à Polônia, em 2006, o monumento de João Paulo II foi revelado na torre de observação, que mede 76 metros e é o ponto mais alto (mirante) em Cracóvia. Na parte inferior da basílica, há uma capela central dedicada a Santa Faustina, e quatro capelas laterais. Ao lado da parte superior da basílica, há a Capela da Adoração Perpétua do Santíssimo Sacramento. 

Fonte: JMJ 2016 - Cracóvia

Nenhum comentário:

Postar um comentário