Um vídeo de 19 segundos no YouTube obteve quase 8 milhões de visualizações em 2 dias.
A façanha se deve a outra façanha: a do “homem do tempo” Liam Dutton, da rede britânica Channel 4, que pronunciou corretamente (e com um sutil sorriso de orgulho) o nome de uma localidade do País de Gales na qual a temperatura ficaria em torno de 21ºC no dia 9 de setembro. Nada particularmente chamativo, a não ser o nome da tal localidade:
Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch
Na língua galesa, o topônimo significa “Igreja de Santa Maria no oco da aveleira branca perto de um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha“.
Arrisque-se a pronunciá-lo com o “homem do tempo”:
O nome original da localidade era apenas Llanfair Pwllgwyngyll, mas foi alterado na década de 1860 para que a sua estação de trens pudesse exibir a placa com o mais longo topônimo de todo o Reino Unido. A iniciativa, atribuída a um alfaiate local, se revelou frutífera para a cidade, que passou a receber turistas interessados em tirar uma foto junto à placa da estação ferroviária:
SÃO TISÍLIO
São Tisílio, morto no ano 640, foi um bispo galês. Ele era filho do rei Brochwel Ysgithrog, de Powys, e, portanto, príncipe, além de sobrinho, por parte da mãe, do grande abade Dunod de Bangor Iscoed. Tisílio se tornou monge sem o apoio inicial da família. Depois de passar sete anos longe da sua localidade natal, retornou para substituir o abade Gwyddfarch, de Caer-Meguaidd.
Após a morte do seu irmão, Tisílio recebeu da cunhada, a rainha Gwenwynwyn, a proposta de casar-se com ela e assumir o trono de Powys. O santo recusou e, como consequência, seu mosteiro passou a ser perseguido. Tisílio resolveu então partir com um grupo de seguidores para a Bretanha, onde estabeleceu um novo mosteiro.
São Tisílio é venerado tanto na Igreja católica quanto nas confissões ortodoxa e anglicana. Sua festa é celebrada em 8 de novembro e este é o seu busto:
Quanto à Igreja de Santa Maria no oco da aveleira branca perto do redemoinho rápido, trata-se da imagem no topo deste artigo. A igreja homenageia, obviamente, Nossa Senhora.
Fonte: Aleteia
Nenhum comentário:
Postar um comentário