terça-feira, 2 de janeiro de 2018

QUANDO CAEM AS SOLENIDADES MÓVEIS DO CALENDÁRIO LITÚRGICO DE 2018?


Programe-se e não perca as celebrações

O ano litúrgico é considerado o “calendário religioso”. Através deles, os fiéis recordam, anualmente, o mistério da Salvação. O calendário, que não é o mesmo do ano civil, contém as datas das solenidades, que podem ser fixas ou móveis. As datas móveis são definidas depois que a Igreja determina a data do Tríduo Pascal.

O Carnaval, apesar de ser uma festa pagã, muda de data todos os anos por causa do calendário eclesiástico e é sempre comemorado sete domingos antes do Domingo de Páscoa. As festas são permitidas até a quarta-feira de cinzas, quando tem início a Quaresma, tempo de 40 dias de jejum e abstinência em preparação à festa da Páscoa, ou seja, data em que celebramos a Ressurreição de Cristo.


Confira quando caem as solenidades móveis em 2018:

– Quarta-feira de Cinzas: 14 de fevereiro
– Sexta-feira da Paixão: 30 de março
– Domingo de Páscoa: 1.º de abril
– Ascensão: 13 de maio
– Pentecostes: 20 de maio
– Corpus Christi: 31 de maio
– Primeiro domingo do Advento: 02 de dezembro


Festas fixas

Festas fixas são aquelas cujas datas de comemoração não variam, permanecem sempre imutáveis conforme estabelece o Calendário Romano Geral. São tipificadas por festa ou solenidade. Como exemplo, podemos citar: as datas de celebrações dos santos, a Epifania, Transfiguração do Senhor, o Natal, o Dia de Todos os Santos, a Assunção de Nossa Senhora etc.

Fonte: Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário