quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

COMO ME RELACIONAR COM O MEU ANJO DA GUARDA ?


Quem são os Anjos da Guarda?
A primeira pergunta que devemos fazer é: “quem são os Anjos da Guarda?”, e com essa pergunta podemos entender a melhor sua importância para o cristão.
A palavra Anjo já tem um significado especial, que quer dizer: “mensageiro, ou enviado divino”. Ou seja, devemos entender que os Anjos da Guarda são os enviados por Deus para nos proteger.
Inclusive podemos encontrar prova importante sobre os anjos da guarda no livro de Salmos:  "Pois ele encarregará seus anjos de guardar-te em todos os seus caminhos
Eles te carregarão em seus braços para que o teu pé não se contunda numa pedra, andarás por sobre o leão e a víbora, calcarás aos pés o tigre e o dragão." (Salmo 91: 11-12).
Ou seja, Deus em toda sua piedade e amor pela humanidade, envia seus anjos para que nos guardem e protejam das ciladas do inimigo.

A importância de orar ao Anjo da Guarda
Após entendermos a importância do Anjo da Guarda, o enviado de Deus para nos guardar e proteger, porém surge a pergunta:
Você tem conversado com seu Anjo da Guarda?
Isso mesmo, você não leu errado, a pergunta é essa mesma, afinal este enviado de Deus está próximo de nós para proteger-nos, porém como ter esta conversa?
É mais simples do que parece, para conversar com seu Anjo da Guarda você pode começar logo pela manhã com uma oração ao acordar, podendo ser uma prece, ou mesmo uma oração tradicional como a Oração do Pai Nosso, ou mesmo a tradicional Oração ao Anjo da Guarda.
Feita sua primeira oração do Dia você já iniciou sua conversa com seu Anjo da Guarda, porém você pode fazer isso ao longo do dia, já que ele está sempre com você e te acompanhando.

Posso pedir para o meu Anjo da Guarda
Quando crianças somos ensinados sempre a orar e pedir o auxílio de nossos Anjos da Guarda, porém com o tempo isso vai se perdendo, e acabamos por esquecer, porém sim você pode pedir pela sua intercessão.
Isso mesmo, como mensageiro enviado por Deus, que está próximo de nós o Anjo da Guarda é um amigo que está conosco nos vários momentos, servindo como um canal entre nós e o Pai, por isso jamais devemos esquecer de sua importância.
Muitas vezes em nossas vidas não sabemos a quem recorrer para grandes problemas, ou momentos em que precisamos de proteção em nossas vidas, e este momento podemos pedir a ajuda desse amigo.

Existe uma maneira correta de fazer a oração ao Anjo da Guarda?
Respondendo a esta pergunta, não existe uma maneira ou apenas uma oração para ser feita ao nosso Anjo da Guarda, desde que seja feita com o coração e fé esta oração será bem recebida.
Porém caso você queira vamos ensinar abaixo duas lindas orações para fazer ao seu Anjo da Guarda.

Oração ao Anjo da Guarda:
Anjo do Senhor - que por ordem da piedosa providência Divina, sois meu guardião - guardai-me neste dia (tarde ou noite) iluminai meu entendimento; dirigi meus afetos; governai meus sentimentos para que eu jamais ofenda ao Deus e Senhor.
Amém.

Oração do Santo Anjo
Esta é a oração que aprendemos desde crianças na catequese ou nos primeiros anos de vida com nossos pais e jamais devemos deixar de fazer-la em nossas vidas, podendo ser a primeira oração do nosso dia:
Santo Anjo do Senhor,

meu zeloso guardador,
pois que a ti me confiou a Piedade divina,
hoje e sempre
me governa, rege, guarda e ilumina.
Amém.

Esta é uma oração tradicional, uma das mais antigas que se tem conhecimento, possuindo inclusive uma versão em latim:

Angele Dei,

qui custos es mei,
me, tibi commissum pietate superna,
illumina, custodi,
rege et guberna.
Amen.


Podemos concluir que as orações ao Anjo da Guarda são de grande importância, pois nele temos um fiel amigo que está o tempo todo conosco, porém para que ele possa nos auxiliar em nossos passos assim como um amigo humano devemos lhe dar espaço para tal, e este se dá através das orações

Já sabemos qual a missão dos santos anjos da guarda: conduzir-nos ao Céu e à salvação eterna. Mas, como nos relacionarmos concretamente com eles, no dia a dia?
Antes de tudo, os nossos anjos são nossos amigos. Não existem segredos entre nós. Eles sabem tudo o que fazemos e – ao contrário dos demônios, que não veem Deus face a face – sabem também o que pensamos, quando Deus lhes comunica.
O mínimo a fazer em relação a eles é saudá-los e invocá-los constantemente durante o dia, lembrando também dos anjos das outras pessoas. Ao cumprimentar alguma pessoa, é interessante criar o hábito de saudar também o seu santo anjo. Isso, além de ajudar no relacionamento com ela, faz-nos honrar uma pessoa santa, que está ao lado dela e, ao mesmo tempo, ao lado de Deus.

Nas Sagradas Escrituras, o anjo Rafael oferece-se para acompanhar o jovem Tobias em viagem: "Perguntou-lhe Tobias: 'Conheces a estrada que vai para a Média?' Ele respondeu: 'Sem dúvida. Pois estive lá algumas vezes e tenho experiência e conheço todos os caminhos" [1]. Os anjos conhecem as coisas muito melhor do que nós. Por isso, também podemos pedir conselhos a eles, sempre que passarmos por qualquer dificuldade ou perigo. Seu auxílio é importante especialmente diante das tentações, afinal, eles foram colocados ao nosso lado para livrar-nos do inferno e levar-nos ao Céu.


Dos santos, também aprendemos lições valiosas para agir com os nossos anjos da guarda.

O Papa São João XXIII, por exemplo, quando tinha que resolver algum problema difícil durante o seu trabalho na nunciatura de Paris, apostava na "diplomacia dos anjos": mandava o seu santo anjo conversar com os anjos de seus interlocutores, para que eles ajudassem a solucionar qualquer questão.

O Padre Pio de Pietrelcina insistia bastante com seus dirigidos espirituais, para que enviassem a ele os seus anjos da guarda, diante de qualquer necessidade. Era frequente o santo não dormir à noite, atendendo aos pedidos que seus filhos espirituais lhe apresentavam por meio de seus anjos.

Santa Teresinha do Menino Jesus, em sua poesia "A meu Anjo da Guarda", escrevia:
"O toi! qui traverses l'espace
Plus promptement que les éclairs
Je t'en supplie, vole à ma place
Auprès de ceux qui me sont chers
De ton aile sèche leurs larmes
Chante combien Jésus est bon
Chante que souffrir a des charmes
Et tout bas, murmure mon nom...

Ó tu que cruzas o espaço
Mais veloz do que os relâmpagos,
Peço-te, em meu lugar,
Voa até aqueles que amo!
Com as asas seca seu pranto,
Canta que Jesus é bom
E que a dor tem seus encantos
E sussurra-lhes meu nome..." [2]

Vale lembrar também que não apenas pessoas possuem anjos da guarda, como também instituições: paróquias, dioceses, cidades e países. Quando São João Maria Vianney entrou em Ars, impregnado da consciência do sobrenatural, não deixou de saudar o anjo daquela paróquia, juntamente com os anjos de todos os seus paroquianos. 

São Francisco de Sales, em carta a um bispo, recomendou que ele invocasse o anjo de sua diocese. E em Portugal, há uma festa para o anjo do país, o mesmo que apareceu para os pastorinhos de Fátima.
Importa, por fim, principalmente, imitar os anjos da guarda, buscando ser como anjos para as outras pessoas e fazendo de tudo para que elas cheguem ao Céu, onde, um dia, contemplaremos, todos juntos, a face de Deus.
Referências
  1. Tb 5, 5-6
  2. Santa Teresinha do Menino Jesus, A meu Anjo da Guarda

Assista agora ao vídeo com as explicações completas do Pe. Paulo Ricardo, autor da matéria.




Fontes: Pe. Paulo Ricardo e Veritatis Catholicus/Front Católico


Nenhum comentário:

Postar um comentário