quinta-feira, 22 de outubro de 2015

SANTO PAPA JOÃO PAULO II - O PAPA PEREGRINO


A Igreja católica celebra nesta quinta-feira, 22 de outubro, a memória litúrgica de São João Paulo II, que foi Papa de 1978 até 2005, quando morreu no Vaticano. A data escolhida para recordar o santo coincide com a data de início do seu ministério petrino.

Karol Jozef Wojtyla, nasceu em 18 de maio de 1920, em Wadowice, perto de Cracóvia, Polônia. Em novembro de 1946 foi ordenado sacerdote. Em 28 de setembro de 1958 foi nomeado Bispo Auxiliar de Cracóvia. Em 13 de janeiro de 1964 foi nomeado Arcebispo de Cracóvia pelo então Papa Paulo VI, sendo nomeado Cardeal em 29 de maio de 1967. 
Em 16 de outubro de 1978, foi eleito Papa. O Papa João Paulo II faleceu em 02 de abril de 2005.

O Santo Papa João Paulo II teve o terceiro pontificado mais longo da história. Foram quase 27 anos como Sucessor de Pedro, período recheado de atividades: visitou 129 países, escreveu 14 encíclicas, proclamou 476 santos e 1.318 beatos, só para citar alguns números.
João Paulo II foi aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX. Teve um papel fundamental para o fim do comunismo na Polônia e talvez em toda a Europa, bem como significante na melhora das relações da Igreja Católica com o Judaísmo, Islã, Igreja Ortodoxa, religiões orientais e a Comunhão Anglicana. Apesar de ter sido criticado por sua oposição à contracepção e a ordenação de mulheres, bem como o apoio ao Concílio Vaticano II e sua reforma das missas, também foi elogiado.
Seu pontificado ficou marcado também pela atenção dada aos jovens e às famílias. Foi ele quem instituiu a Jornada Mundial da Juventude, em 1985, e o Encontro Mundial das Famílias. Outro feito importante de seu pontificado foi a promulgação do Catecismo da Igreja Católica.
João Paulo II e seu legado para a humanidade
Beato deixou documentos que ainda hoje são usados pela Igreja para evangelizar / Foto: Arquivo
João Paulo II deixou para a Igreja e o mundo um legado de obras, sendo 14 Encíclicas, 15 Exortações Apostólicas, 24 Constituições Apostólicas, 83 Cartas Apostólicas, cinco livros de sua autoria, o Catecismo da Igreja Católica, promulgado em seu pontificado, além de ricas reflexões em discursos e homilias.
Dentre suas encíclicas, um dos destaques é aFides et ratio – fé e razão – escrita em 14 de setembro de 1998. No documento, o Pontífice leva os fiéis a refletirem sobre o conhecimento de si e da verdade plena que é Deus. Ele afirma que foi Deus quem colocou, no coração do homem, o desejo de conhecer a verdade, de conhecer Deus, de modo que, conhecendo-O e amando-O, possa chegar ao conhecimento pleno da própria verdade. Ele também enfatiza que a Igreja não é e não pode ser alheia aos questionamentos que urgem no coração do homem desde que recebeu, no mistério Pascal, o dom da verdade última sobre a vida do homem: Jesus Cristo Caminho, Verdade e Vida. (Acesse todas as encíclicas de João Paulo II)
Em 22 de maio de 1994, a Carta Apostólica Ordinatio Sacerdotalis, sobre um assunto que já foi alvo de questionamentos: a ordenação sacerdotal reservada somente aos homens. O Papa afirma: “Declaro que a Igreja não tem absolutamente a faculdade de conferir a ordenação sacerdotal às mulheres, e que esta sentença deve ser considerada como definitiva por todos os fiéis da Igreja”.
Com o documento, João Paulo II esclarece a questão da ordenação sacerdotal reservada a homens, mas não deixa de destacar a importância da mulher. Ele menciona a Virgem Maria, Mãe de Deus, lembrando que o fato de ela não ter recebido a missão própria dos apóstolos nem o sacerdócio ministerial não pode significar uma menor dignidade nem uma discriminação a seu respeito, mas a observância fiel de uma disposição que se deve atribuir à sabedoria do Senhor do universo. (Acesse todas as Cartas Apostólicas de João Paulo II)
Também é de autoria de João Paulo II a Constituição Apostólica Pastor Bonus, sobre a Cúria Romana. O documento tem tido destaque nos últimos tempos, já que o atual Pontífice, Francisco, criou uma Comissão que estuda uma reforma profunda no documento. (Acesse todas as Constituições Apostólicas de João Paulo II)
Em suas Exortações Apostólicas, abordou temas como a Igreja na Oceania, a Igreja na Ásia, a Igreja na América, a Vida Consagrada, Reconciliação e Penitência, famílias e catequese. EmChristifideles laici – Os fiéis leigos – de 30 de dezembro de 1988, ele aborda temas diretos sobre o laicato. Neste documento, os fiéis são convidados a exercer seu papel de anunciadores do Evangelho. João Paulo II menciona o Concílio Vaticano II:
“O sagrado Concílio pede, instantemente, no Senhor, a todos os leigos que respondam com decisão de vontade, ânimo generoso e disponibilidade de coração à voz de Cristo, que, nesta hora, os convida com maior insistência, e ao impulso do Espírito Santo”. (Acesse todas as Exortações Apostólicas de João Paulo II)
Outra obra de destaque é a Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae, de 15 de agosto de 1990, em que o beato reflete sobre as Universidades Católicas. O Papa aponta rumos que devem ser seguidos por professores e profissionais universitários e retoma o sentido original da Universidade como instituição, que tem como cerne revelar sempre um centro incomparável de criatividade e de irradiação do saber para o bem da humanidade.
“Os professores cristãos são chamados a ser testemunhas e educadores duma autêntica vida cristã, a qual manifeste a integração conseguida entre fé e cultura, entre competência profissional e sabedoria cristã”.
A família é outra temática que foi tratada com muito carinho pelo beato, futuro santo. Dedicando-se à questão familiar, ele escreveu uma Exortação Apostólica Familiaris consortio, em 1981, e a Carta às Famílias, em 1994, além de instituir o Encontro Mundial das Famílias. (Acesse todas as cartas de João Paulo II)
São João Paulo II, Rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário