O símbolo da arte acima, é a letra "num", a décima quarta do alfabeto árabe, e que
inicia a palavra "nazara" (نصارى), isto é,
"nazarenos" (cristãos). Ela está sendo pintada por muçulmanos membros
do ISIS (Islamic State of Iraq and Syria) nas casas de cristãos de
Mossul (a antiga Nínive), no Iraque, a fim de marcá-los para a morte, conversão
forçada ou pagamento de uma taxa. A comunidade cristã de Mossul é uma das mais
antigas do mundo com existência contínua. Além do símbolo que os mulçumanos colocam nas
casas dos cristãos, colocam também, ao lado, o termo "confiscado pelo
estado islâmico".
Este símbolo, se tornou uma referência global de solidariedade e oração por estes nossos irmãos, numa tentativa de chamar a atenção da comunidade internacional para a violação dos direitos dos cristãos no Iraque.
Façamos um momento de oração, em algum horário dos nossos dias, em favor destes nossos irmãos e de todos os outros que sofrem com as guerras, seja em Gaza, Israel, Iraque, Síria, Ucrânia.
A Associação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) convida também a todas as pessoas do mundo para participar de um Dia de Oração pela Paz no Iraque, que está previsto para 6 de agosto, ocasião da Festa da Transfiguração de Nosso Senhor.
Junto ao Patriarca da Igreja Católica Caldeia, Louis Raphael Sako, a AIS Internacional usará esta data para chamar a "todas as pessoas de boa vontade" para "unir as nossas vozes e nossos corações diante do Senhor, a fim de pedir a paz", escreve o Patriarca Sako em sua mensagem para o Dia Mundial de Oração.
A fonte de inspiração para esta iniciativa é apelo do Santo Padre para que cesse a violência no Iraque. O Presidente Internacional da AIS, Johannes von Heeremann, explicou: "No domingo passado, durante o Ângelus, o Papa Francisco fez um chamado a toda a humanidade, ‘por favor, parem! Peço-vos com todo o meu coração, é hora de parar. Parem, por favor!’ Este apelo urgente nos levou a convidar não só cristãos, mas também os fiéis de outras religiões, em particular as diversas comunidades muçulmanas, que também estão sofrendo muito com a guerra, para participar de uma oração pela paz, que abrange o mundo todo. Diante de tal sofrimento, como somos forçados a assistir hoje no Iraque, é hora de se unir com os nossos irmãos e irmãs que sofrem e mostrar ao mundo que nós não os abandonamos".
O Patriarca Louis, que também formulou a oração para esta iniciativa, escreveu em sua mensagem: "A Festa da Transfiguração de Nosso Senhor é uma festa da transformação dos corações e mentes no encontro com a luz e o amor de Deus para com a humanidade. Que a Luz do Tabor, através da nossa proximidade, encha de conforto e esperança os corações de todos aqueles que sofrem. Que a mensagem do Tabor, por meio de nossas orações, movam os que regem este país a sacrificar seus interesses para o bem geral".
Fonte:
AIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário