sexta-feira, 26 de junho de 2015

DIOCESES, ARQUIDIOCESES, PRELAZIAS... CONHEÇA OS VÁRIOS RITOS QUE PERTENCEM A IGREJA CATÓLICA !



Resposta: TODOS esses bispos são perfeitamente 

católicos, líderes de Igrejas Orientais sui juris, 

que estão em plena comunhão com o Papa. 

A Igreja Católica é a diversidade na unidade! 

Como por exemplo:



O sacerdote acima é perfeitamente católico! 

É o cardeal indiano Baselios Cleemis Thottunkal, 

Arcebispo-maior de Trivandrum, da Igreja Católica Siro-Malancar

A Igreja Católica (do grego katholikos = universal) é o conjunto das diversas igrejas particulares de toda a Terra. Quando rezamos o Credo, dizemos: “Creio na Igreja, UNA, Santa, Católica e Apostólica…”. “Una” significa que todos os seus membros, de qualquer lugar do mundo, professam uma só fé, uma só doutrina, e são guiados pelo mesmo Pastor, o Papa. É a unidade na diversidade!
No Novo Testamento, podemos ver que a igreja primitiva já era “dividida” em várias igrejas particulares. Vemos São Paulo enviando suas cartas às igrejas de Corinto, de Roma, de Tessalônica etc. Também São João se dirige às sete igrejas da Ásia Menor (Apo 1,11). Conforme já explicamos no post “A Igreja primitiva já era chamada de ‘Católica’!”, todos os bispos dessas igrejas particulares eram submissos ao bispo de Roma. E é assim até hoje!
A seguir, mostramos a vocês a estrutura organizacional da Santa Igreja Católica.
SANTA SÉ
É a sede (“Sé) da Igreja Católica, onde governa o sucessor de Pedro, o bispo de Roma, nosso Papa. O Estado da Cidade do Vaticano, que fica em Roma, é o território onde a Santa Sé é soberana.
DIOCESES
São as igrejas particulares que estão em plena comunhão com a Santa Sé. Em outras palavras, as dioceses são unidades territoriais governadas por um bispo, legítimo sucessor dos Apóstolos. Há mais de duas mil dioceses em todo o mundo, entre elas: Diocese de Caicó, Diocese de Louisiana e Diocese do Porto etc.
ARQUIDIOCESES
São dioceses de maior importância, devido ao seu tamanho ou à sua história. O bispo que comanda uma Arquidiocese recebe o título de Arcebispo. Em geral, ele lidera outros bispos auxiliares, que lhe ajudam no pastoreio daquela região.
Há mais de 500 arquidioceses em todo o mundo, entre elas: Arquidiocese de Nagasaki, Arquidiocese de Calcutá, Arquidiocese de Luanda, Arquidiocese do Rio de Janeiro etc.
PARÓQUIAS
São as unidades territoriais dentro de uma diocese ou arquidiocese. Uma paróquia, em geral, possui uma igreja principal – a Matriz – e uma ou mais capelas espalhadas em seu território.
As paróquias são governadas por um sacerdote que ganha o título de Pároco. Alguns párocos são os únicos sacerdotes de sua paróquia, outros lideram vários sacerdotes, chamados vigários paroquiais.
IGREJAS CATÓLICAS ORIENTAIS SUI JURIS
Igrejas particulares autônomas, que estão em plena comunhão com o Papa. Elas são sediadas no Oriente, mas possuem também eparquias no Ocidente. Seu modelo organizacional e sua tradição litúrgica é diferente da de Roma: essas igrejas seguem o rito Oriental, e não o rito Latino.
Existem mais de 20 Igrejas Católicas Orientais sui juris, entre elas: a Igreja Maronita, a Igreja Católica Copta, a Igreja Greco-Católica Melquita e a Igreja Católica Ítalo-Albanesa.

É preciso cuidado para não confundir essas igrejas com as Igrejas Ortodoxas, que estão em Comunhão apenas parcial com Roma (saiba mais aqui).
Assim como a Igreja Latina possui as dioceses e arquidioceses, essas igrejas possuem as suas organizações correspondentes, que são eparquias e as arquieparquias. São lideradas por um hierarca (que pode ser um Patriarca, um Arcebispo Maior, um Metropolita etc.).
PRELAZIAS TERRITORIAIS OU PESSOAIS
As prelazias são ligadas diretamente ao Papa. Possuem seu próprio clero e seus próprios leigos. A prelazia territorial, na maior parte das vezes, é uma abadia, governada por um Abade, que exerce funções similares à do Bispo diocesano. Conventos e mosteiros podem ou não pertencer a Congregações que são prelazias; quando não o são, são subordinados ao bispo local.
E há também as prelazias pessoais. Diferente de todas as demais estruturas institucionais que citamos aqui, estas NÃO possuem limitação territorial. Seus membros, de qualquer parte do mundo, aderem a ela por escolha pessoal, e não por habitarem determinada localização. Exemplo: Opus Dei.
De forma básica e resumida… é isso! A imagem abaixo também pode ajudar um pouco mais na compreensão dessas estruturas.
hierarquia_igreja
Mas que ninguém se engane: as “divisões” da Igreja são meramente de caráter territorial (no caso das comunidades de Rito Latino), litúrgico e organizacional (no caso das Igrejas Católicas Orientais sui juris). Mas o conteúdo da fé é sempre o mesmo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário