sábado, 25 de junho de 2016

PAPA NA ARMÊNIA - CATÓLICOS E APOSTÓLICOS JUNTOS NA PRAÇA DE YEREVAN

Yerevan (RV) - Ecumenismo, oração e paz marcaram o encontro, na tarde deste sábado (25/06), na Praça da República situada no centro de Yerevan.
Um tempo conhecida como Praça Lenin, reminiscência do período soviético na Armênia, o local reuniu fiéis apostólicos e católicos em torno do Papa Francisco e do Catholicos de todos os Armênios, Karekin II.

A praça é circundada por cinco complexos de edifícios: a Galeria Nacional e o Museu de História da Armênia, o Ministério das Relações Exteriores da Armênia, o Hotel Marriott, o Ministério do Transporte e das Comunicações, Correios e a Sede do Governo. 

Esse amplo espaço projetado pelo arquiteto Alexander Tamanian como parte do plano urbanístico de 1924 determinou as características gerais dos edifícios construídos naquela época. O desenho oval central situado no chão da praça teve início em 1930, e foi concluído em 1970. 

Durante o período soviético esta que era, como hoje, a praça principal de Yerevan, era dedicada a Vladimir Lenin, como na maior parte das capitais das repúblicas soviéticas daquele tempo. Uma estátua do revolucionário comunista russo, removida depois da queda da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, foi erguida no centro da praça.



Desde então, a Praça da República de Yerevan sofreu várias modificações: foram ampliados os passeios, trocado o piso central e no lugar da estátua de Lenin foi colocado um telão por sua vez substituído, em 2006,  por uma obra de arte. Hoje, a praça é o local de encontro dos cidadãos de Yerevan para todas as ocasiões e festas nacionais. 

Nas noites de verão, o público pode admirar os jogos de luzes e aquáticos feitos nas fontes de água situadas na praça. 

O Exarca Armênio Católico da América do Sul, Dom Vartan Waldir Boghossian, nos fala sobre diálogo entre A Igreja Apostólica Armênia e a Igreja Católica Armênia. 


De Yerevan para a Rádio Vaticano, Mariangela Jaguraba
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário