segunda-feira, 13 de junho de 2016

VÂNDALOS INVADEM IGREJA CATÓLICA, ROUBAM CRUCIFIXO E O DESTROEM EM PLENA PRAÇA PÚBLICA NO CHILE


Santiago - Chile – Uma “dolorosa profanação”. Assim o Cardeal Arcebispo de Santiago, Dom Ricardo Ezzati Andrello, definiu o episódio ocorrido durante uma manifestação estudantil em Santiago do Chile, na tarde desta quinta-feira, 09 de junho de 2016, quando vândalos encapuzados entraram na Igreja "Gratitud Nacional", administrada pelos salesianos, e retiraram um crufixo em tamanho natural, levando-o para a rua. A imagem de Jesus, em gesso, foi destruída pelos manifestantes.


Respeito recíproco

Um gesto que suscitou a indignação do Arcebispo de Santiago, Cardeal Ricardo Ezzati Andrello, que afirmou em um comunicado que o fato recordava a ele “momentos históricos da vida do país, como por exemplo a celebração da oração pelo Chile em 1973. Hoje – deste mesmo lugar – reafirmo uma preocupação profunda. A de reconstruir o diálogo e a paz na nossa sociedade”.

“Estes fatos violentos que, infelizmente, ocorrem cada vez com maior frequência – avalia o Arcebispo, citado pela Agência SIR – evidenciam uma crise da consciência nacional”.

Com humildade e serenidade, afirmou, “peço àqueles que estão realizando este tipo de ações para refletir sobre a necessidade de existir um recíproco respeito para todos nós”.


Ir às causas profundas da injustiça social

Em segundo lugar, o Cardeal Ezzati dirige “um apelo a toda a comunidade nacional para que se reflita seriamente sobre quais sejam as causas mais profundas desta desconfiança e deste clima de violência”.

“Certamente existem causas profundas, que devemos levar em consideração e discernir – sublinha o purpurado. No Chile existem situações de injustiça social que não deveriam existir”.


Solidariedade e busca do bem comum

“Façamos um esforço para voltar a dialogar sobre nossa vida comum – conclui o purpurado. Penso que dentro de um espírito de solidariedade e busca do bem comum, estas injustiças poderão ser gradualmente superadas”.

Os párocos da cidade, por sua vez, além dos salesianos, sublinharam a necessidade de uma maior proteção para as Igrejas da cidade.


Preocupação de Bispos e Sacerdotes

“Esta não é a primeira vez que atacam uma igreja no centro de Santiago. A violência não leva a lugar nenhum, é muito doloroso que ataquem os símbolos de nossa crença, os símbolos de nossa fé”, lamentou o Vigário da Região Centro da Arquidiocese de Santiago, padre Marek Burzawa.

“Como Igreja, estamos de acordo com as manifestações pacíficas, mas a violência não é o caminho adequado”, acrescentou o sacerdote que havia solicitado anteriormente uma reunião com o Intendente de Santiago, Claudio Orrego, para tomar medidas acerca desta questão.

Nesse sentido, o Diretor do Centro Educativo Salesianos Alameda,  padre Galvarino Jofré, localizado ao lado do templo profanado, alertou sobre a pouca proteção das igrejas ante este tipo de acontecimentos. “Esperamos que haja maior segurança e tomara que estas manifestações não tenham o mesmo ponto de chegada. Estamos estudando ações legais”, afirmou.

Algumas horas depois do ataque, o recém-assumido ministro do Interior, Mario Fernández, chegou à Igreja da ‘Gratitud’ para expressar sua solidariedade e anunciou que “a Intendência vai fazer uma queixa, porque estes são indícios muito preocupantes e o Governo não deve ignorá-los”.

“Quero expressar a condenação do governo ante este tipo de atos, independente que se trate do culto religioso, é um sintoma muito preocupante”, disse a autoridade à imprensa.

“Não estou falando como católico, estou falando como ministro do Interior do Chile, independentemente disso todos os chilenos devemos impedir que em nossa juventude se pratiquem estas condutas”, sustentou.

O Bispo Auxiliar de Santiago, Dom Fernando Ramos, agradeceu a visita do ministro Fernández e ressaltou que “nossas Igrejas estão abertas, são lugares de culto para louvar a Deus e não queremos fechar as nossas portas para aqueles que querem por meio da violência atemorizar os chilenos tenham uma vitória que não merecem”.

A manifestação desta quinta-feira, 09, convocada pela Confederação de Estudantes do Chile, teve como objetivo protestar por melhorias no atual sistema educacional no país.










Fontes: Rádio Vaticano / Canção Nova Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário