domingo, 12 de abril de 2015

FESTA DA DIVINA MISERICÓRDIA


“Ó sangue e água que jorrastes do coração de Jesus como 
fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós”

A Festa da Divina Misericórdia, celebrada no segundo Domingo da Páscoa, será comemorada em dois locais diferentes na Arquidiocese do Rio: na Catedral Metropolitana, no Centro, e no Santuário da Divina Misericórdia, em Vila Valqueire. A devoção teve início na Polônia entre os anos turbulentos da Primeira Guerra Mundial e da Segunda, com base no diário de Santa Faustina, onde Jesus revelou Seu plano de misericórdia para a salvação da humanidade.

Segundo os escritos, o Salvador apareceu à religiosa num rigoroso inverno polonês, vestido com uma túnica branca, com a mão direita erguida e a esquerda pousada sobre o peito. Dali saíam dois grandes raios: um vermelho, que representa o sangue que é a vida das almas, e o pálido, a água que justifica as almas. Então, disse-lhe Jesus: “Pinta uma imagem de acordo com o modelo que estás vendo, e acrescenta a inscrição: ‘Jesus, eu confio em vós’. Desejo que esta imagem seja venerada primeiramente na vossa capela e depois no mundo inteiro. Prometo que a alma que venerar esta imagem não perecerá; prometo também já aqui na Terra, a vitória sobre os inimigos e, especialmente, na hora da morte eu mesmo defendê-la-ei” (Diário – 47 e 48). Ao terminar a pintura da imagem, irmã Faustina chorou por achar que o Jesus pintado não era tão belo quanto o que ela havia visto.
Na verdade, o grande desejo de Cristo era que a humanidade conhecesse a bondade e infinita misericórdia de Seu coração: “Minha filha, não te canses de divulgar a Minha misericórdia; consolarás com isso o Meu coração, que arde como chama de compaixão para com os pecadores” (1521). “Fala ao mundo da Minha misericórdia, do meu amor. Consomem-Me as chamas da misericórdia; desejo derramá-las sobre as almas humanas. Oh! que grande dor Me causam, quando não querem aceitá-las!” (1074).
Em maio do ano 2000, o Papa polonês São João Paulo II instituiu que o segundo Domingo de Páscoa seria chamado de Domingo da Misericórdia, cumprindo um desejo de Cristo feito à irmã Faustina.
Neste ano, na Festa da Misericórdia, o Papa Francisco anunciará o Ano Santo da Misericórdia, que terá início na Solenidade da Imaculada Conceição, dia 8 de dezembro, e será concluído no dia 20 de novembro de 2016, na Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo.
Nas intenções, o agradecimento por mais um aniversário da posse do Cardeal Orani João Tempesta como arcebispo metropolitano da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, realizada há seis anos, no dia 19 de abril de 2009.
Programação
Santuário Arquidiocesano da Divina Misericórdia - Rua Divina Misericórdia, s/nº, em Vila Valqueire.
Dia 11 de abril
18h - Missa e encerramento da novena da Divina Misericórdia.
Dia 12 de abril
10h - Missa solene com o Cardeal Orani João Tempesta;
15h - Missa seguida de procissão pelas ruas do bairro.
Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro
Dia 12 de abril
13h - Abertura seguida de palestra com o abade do Mosteiro de São Bento, no Rio, Dom Filipe da Silva, sobre a “Misericórdia, fonte de Misericórdia”;
15h - Terço da Misericórdia;
15h30 - Procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento;
16h - Missa festiva da Divina Misericórdia, presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta.
A Comunidade Emanuel, que organiza a festa na Catedral, pede aos fiéis a doação de um quilo de alimento não perecível para o Seminário de São José.
Fonte: ARQRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário